quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Estágio - Sanigest International



Meu primeiro post oficial no blog novo...

Vou contar um pouco do processo para conseguir um estágio na Sanigest International, minhas impressões iniciais e expectativas. Para começar, a Sanigest é uma empresa de consultoria focada nas áreas da saúde e sociais. Eles possuem escritórios nos Estados Unidos (Miami), Eslováquia (Bratislava), Cazaquistão (Astana) e Costa Rica (San José - para onde eu vou!). Acredito que a maioria dos estágios tenham como base San José mas posso estar enganada. 

Dentre os temas abordados e serviços realizados estão reestruturação e reforma nas áreas da saúde, guias de orientação em saúde, normas e políticas, gestão hospitalar, financiamento e contratação, dentre outras área. Eles atuam em mais de 60 países com 300 projetos pela América Latina, Caribe, América do Norte, Ásia, África e Europa. Para saber mais é possível obter informações no site da OMS (além do site oficial, claro). No Facebook deles também é possível ver algumas informações e fotos relacionadas com o trabalho.

O primeiro e-mail que mandei foi para obter mais informações, já que uma amiga (Amber) havia recomendado o estágio. Quem me respondeu, falando sobre e pedindo meu CV, foi a Andrea e foi ela que cuidou do meu processo até o momento. Ela também quis saber minha disponibilidade (uma outra amiga comentou que o mínimo que eles aceitam são 2 meses, mas como já sugeri mais ela não comentou nada), expectativas, nível de inglês (mas não pediram nenhuma comprovação) e impedimentos para viajar (onde deixei claro que só poderia ficar 3 meses na Costa Rica sem pedir um visto especial e que já possuía a carteirinha de vacinação internacional). 

Ela me explicou que eles dão uma ajuda de custo para a passagem aérea (mais tarde descobri ser de USD$ 600 e uma ajuda de custo de USD$ 600 por mês. Em outros posts vou poder falar com certeza se essa ajuda é suficiente ou não para a vida em San José, por agora só consigo estimar. 

Após pegar todas as minhas informações, se passaram alguns dias e marcamos uma reunião pelo Skype. Na verdade, foi uma reunião bem curta e ela quase não me fez perguntas. Disse que gostaram do meu CV e que só teria que confirmar com o chefe dela para poder me dar certeza se eu me juntaria a eles ou não. Após mais ou menos 10 dias, ela respondeu:

Dear Barbara,After assessing your experience and interests, we would be very gladly to work with you.I am preparing the contract for your internship and will send all the documentation shortly.Regards,

Passou o Natal e Ano Novo, recebi o contrato com as minhas datas e estava tudo certo. Reservei um quarto em um albergue bem perto da sede deles, comprei a passagem e pronto. A Andrea tirou todas as minhas dúvidas, sempre sendo bem flexível, e me ajudou durante todo o processo. Agora faltando pouco menos de 1 mês ela mandou outro e-mail:

Dear Barbara,Due to the fact that you are almost to travel, I would like to ask you if you need anything from us, have any concern or need assistance in something in particular.We look forward to your coming.Regards,

Achei bem legal da parte deles e acredito que o ambiente será muito agradável. Ela até me convidou para as aulas de pilates que eles fazem em conjunto toda segunda e quarta-feira no escritório (esqueci de perguntar se teria que pagar algo, espero que não)! 

Parece ótimo por enquanto, em 1 mês mais ou menos conto mais. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...