quinta-feira, 9 de julho de 2015

Europubhealth - A seleção

Agora que o processo de seleção está finalizado oficialmente e estou prosseguindo com o processo do visto, acho que é hora de falar um pouco da seleção do Europubhealth (Mestrado em Saúde Pública do programa Erasmus). Quais os documentos necessários? O que é possível adiantar? 

Começando pelos Admission Requirements
  • O programa é aberto à alunos de diversos cursos sendo exatas, humanas e biológicas. Como saúde pública é mesmo multidisciplinar, o mestrado também é. A única restrição é ter um diploma equivalente à um bacharelado.
  • Possuir um comprovante de proficiência nos idiomas selecionados para os cursos (explico um pouco melhor depois). As opções são: 
    • Inglês: IELTS (7.0 geral com pelo menos 6.5 em cada banda) ou PTE Academic (65 geral com pelo menos 61 em cada banda). Lembrando que existem restrições a respeito da data de validade dos exames e alguns outros detalhes. Por exemplo, o IELTS precisa ser o academic e, pelo o que ouvi falar, tem um especial para fins de imigração a partir de Novembro de 2015. Eu usei o IELTS apenas na minha seleção pois já havia realizado a prova em Novembro de 2014 (veja os posts clicando aqui). 
    • Francês: DALF (nível B2), TCF (450) ou TEF (585). 
    • Espanhol: DELE no nível intermediário. 
Como só precisei (e só tinha) o teste de inglês, não sei dizer muito sobre os outros. Estes são os requerimentos básicos para se candidatar, mas ainda existem muito outros detalhes. Vamos lá...

Um dos testes possíveis mas não necessário é o GRE (Graduate Record Examination). Não sei até que ponto ajuda mas, assim como o IELTS, havia feito em Novembro de 2014 (veja os posts clicando aqui). 

Além de todos os testes, as seleção também se baseia em 2 aspectos importantes: suas cartas de recomendação e cartas de motivação. Qual o peso de cada? Só eles sabem. 

Sheffield, UK
A respeito das cartas de recomendação não é possível ter tudo pronto até o sistema online abrir, pois elas devem ser anexadas diretamente no site por quem escreve a carta. No caso, você cadastra o email de quem escreverá a carta e eles recebem um link (acredito eu) para anexá-las. No meu caso usei duas cartas consideradas profissionais, mas também é possível enviar cartas acadêmicas como por exemplo de professores. Acredito que nesta etapa o mais importante é selecionar alguém que possa falar bem de você de verdade, e não só uma referência qualquer que você considere importante. 

Sobre as "cartas de motivação", o programa pede duas: motivation & plans e extra information. Não existe informação alguma sobre como devem ser estas cartas mas eu optei por cartas de no máximo uma página para não cansar o leitor. E não, não adianta eu enviar as minhas cartas pois são tão pessoais que a graça toda é que sejam diferentes. Se você fizer uma carta baseada na minha, será só mais do mesmo né? Tenha certeza, mais que absoluta, que não existem erros de gramática/afins. 
 
Outra parte importante do processo é escolher seu mobility track. Para ser elegível a bolsa, é obrigatório escolher cursos em países diferentes para seu primeiro e segundo ano. As opções são: 
Rennes, France
Vou estudar em Sheffield, e de lá vou para o Integration Module em Rennes, na EHESP School of Public Health. Lá todos os alunos do programa passam um tempo antes de seguirem para o segundo ano, o ano das especializações. O mesmo ocorre ao final do segundo ano. 

No mais, o sistema online também exige que você anexe o seu histórico escolar (da universidade), seu diploma e a tradução juramentada dos mesmos. Se sua universidade não fornece estes documentos em inglês, prepare o bolso para uns bons R$ 500,00 a depender do tamanho do seu histórico. 

Após enviar todos os documentos, começa o jogo da espera. No meu caso, o resultado oficial veio no final de Maio. Quaisquer dúvidas, estamos aqui... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série de Vídeos: Mestrado Erasmus

Como estou de férias no Brasil, resolvi usar o tempo livre para gravar alguns vídeos sobre a minha experiência deste primeiro ano no Erasmu...